Tudo Para Minha Casa

Ferragem Pronta

 Ferragem pronta para sua obra

Antes de definir, sobre as colunas, vigas, baldrames e sapatas, verifique bem a bitola do ferro que vai utilizar, pois esta decisão será importante para evitar trincas e rachaduras nas colunas e vigas de concreto. Estude bem com o engenheiro a estrutura da construção, peso, pavimentos, tipo de laje, etc...

     O vão, pé direito e terreno, também são fatores determinantes para calcular a bitola do vergalhão  que vai utilizar. Não aceite opinião de leigos e palpites de aventureiros, pois a estrutura da obra é importante para a durabilidade da construção.

     A fundação é outro fator importante. Terrenos acidentado, encharcado, devem receber atenção dobrada, pois qualquer deslize nos cálculos das sapatas podem comprometer toda a estrutura da obra. Não arrisque!

Em qualquer tipo de construção, a fundação é de suma importância, pois é nela que se iniciam os cálculos para determinar os detalhes da obra. As sapatas de ferro, são dessas peças importantes que não aparecem na construção, pois as sapatas ficam ocultas no sub-solo.

Baldrame de ferro 
O baldrame é uma cinta de concreto que circunda a construção. A sua função é suportar o peso das paredes e dar o "balanço" à construção.

Há duas formas distintas de fazer o baldrame:

Uma, é fazer uma vala com a largura que se pretende fazer o baldrame.A outra é fazer o baldrame sobre o terreno.  A diferença de uma para outra forma de executar o baldrame, é que a segunda, deve ser aterrada posteriormente pois o piso será executado a partir da parte superior do baldrame.

A maneira convensional de se executar o baldrame é fazer uma vala e nivelar o madeiramento para que não haja desnível na construção. dessa forma, se evita o trabalho do aterro para nivelar o piso posteriormente.

     A vantagem de executar o baldrame da segunda forma, é que a colocação da tubulação do esgôto pode ser realizada com mais facilidade do que a outra maneira e depois aterrar. Usa-se a segunda forma de executar o baldrame,normalmente quando se tem maquinário para realizar o aterro.


     Faça as amarrações do baldrame de ferro com as sapatas e colunas, afim de fixar as peças de ferro antes da concretagem. Nos locais onde irão as colunas, convém deixar parte dela já amarrada para que fique baseada no concreto do baldrame. Isto ajuda na fixação e no nivelamento das caixas das colunas(de madeira).

Colunas de ferro

     A coluna de ferro, deve ser muito bem dimensionada devido a sua importância na construção. Ela liga o baldrame à viga, por isso suporta grande parte do peso das lajes e pavimentos superiores. Informe sempre os pormenores da sua obra, afim de avitar problemas futuros com reforços que comprometam a estrutura da obra e causam má impressão na estética da construção. 

Vigas de ferro

     A viga de ferro deve ser utilizada se a construção tiver pavimentos superiores. Caso contrário, e se a alvenaria for com blocos estruturais, a amarração pode ser feita com a ferragem das canaletas estruturais à ferragem da laje pré-moldada.

     Porém se a construção tiver outros pavimentos, então deve ser executada a viga de concreto com armação de ferro.


Sapatas de ferro

     Uma construção, inicia-se pela fundação! A gaiola ou sapata de ferro(aço CA-50), é uma dessas peças importantes que não aparecem na construção, pois além de ocultas, tanto a gaiola quanto a sapata ficam enterradas no solo. Conheça mais sobre gaiola ou sapata de ferro para construção.

    

blusite